25_edited_edited.jpg

Olá, eu sou a Beatriz Fortes!

Sou uma mulher em movimento, que chora e ri facilmente, as vezes menina, outras anciã. Sou auto-reguladora, e cuidadora de mim e de tantas outras. Sou brincante, artista e eterna aprendiz das crianças que atravessam intensamente e suavemente meu caminhar. Aos 30 anos me tornei mãe do Théo Nandê, filho tão amado, e foi neste encontro com a maternidade que me permiti a maior transformação pessoal que poderia vivenciar, e me tornei, aos poucos, uma Cuidadora profissional, aprendendo a fincar raízes nesta terra que nutre e sustenta, a dançar com o vento, ora brisa, ora furacão, a desaguar em profundas emoções, e fluir como as águas que se transformam mas não se extinguem, a me voltar para o céu em busca constante de luz e calor,  essa imensidão livre e ampla sobre nossas cabeças.

Estudei teatro como formação acadêmica, iniciando meu percurso nas artes, fato que celebro e honro profundamente, ciente que meu olhar e linguagem sempre se manifesta a partir de minha face artística. Na educação aprendi que somos seres coletivos, e enxerguei nesta atividade minha maior ferramente de transformação social e política, e esta caminhada tem me trazido grandes alegrias e aprendizados. Como educadora tenho construído nos últimos 7 anos, um trabalho com enfoque na primeiríssima infância, observando o bebé e seu desenvolvimento, investigando de maneira atenta e com alegria a vida acontecendo. Acredito na potência criativa e transformadora da criança e na educação como ponte para a construção de um Mundo mais empático e amoroso.

 

A partir de minha trajetória pessoal e profissional de mais de 18 anos na educação não formal, e nos estudos das culturas de infância, escolhi aprofundar meus conhecimentos para a educação  parental, especialmente a maternidade e os cuidados com esta mãe e este bebé, e me formei Doula e Doula no Pós-Parto.

 

Com estas riquezas nas mãos, me coloco a serviço e ofereço às famílias apoio e informações na gestação, parto e pós parto, orientações sobre o bebé dos 0 aos 3 anos, muito inspirada na Abordagem Pikler e nos Fundamentos da Pedagogia Waldorf, além de orientações sobre como criar um ambiente preparado para um desenvolvimento infantil amoroso, autônomo e saudável.