Olhares Miúdos é um projeto que pretende ampliar a escuta aos bebés e crianças até os 3 anos com enfoque no cuidado seguro e amoroso, tendo em vista seu desenvolvimento autônomo e o brincar.

Privilegiamos o acolhimento afetuoso e respeitoso do adulto de referência, um olhar cuidadoso à esta relação criança e cuidador,  nos  propondo a cuidar de quem cuida.

Criamos um espaço de sentidos, cuidando do gesto, da ação, do movimento, do olhar. Depois de organizar o espaço, criamos intimidade com o ambiente numa relação de afeto e vínculo.  

 

O projeto Olhares Miúdos é fundamentado na observação do desenvolvimento infantil na perspectiva do estudo da criança e das culturas de infância, dialogando com educadores, cuidadores, mães e pais sobre temas relevantes deste processo, acolhendo este adulto que recebe este bebé, nos colocando a serviço para uma escuta amorosa e atenta a necessidade de cada contexto familiar e institucional. Projeto inspirado na Abordagem Pikler e fundamentado na visão Antroposófica do desenvolvimento da criança.

 

A proposta é que possamos silenciar e escutar com nossos corpos afetivos, nos colocando em contato com o brincar e as relações criança, cuidador e ambiente, bem como trocar impressões do que observamos. Trazer temas pertinentes e emergentes da primeira infância e dialogarmos coletivamente sobre, tecendo olhares miúdos sobre as grandezas de nossas crianças.